APOIO A
MICROPROJETOS
DE MÚSICA
Sobre Nós
A Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará é uma entidade sem fins lucrativos que oferece à comunidade sabarense aulas de música gratuitas. Fundada em 1781, segundo tradição oral, é Ponto de Cultura desde 2015 e figura no cenário musical como uma das mais antigas do Brasil, tendo em seu acervo de partituras um vasto repertório de composições de músicos Sabarenses e do restante do estado.
Atualmente, a SMSC possui quatro grandes grupos: A Banda de Música, a Orquestra de Câmara, o Coro Adulto e o Coral Infantojuvenil. Todos eles tem grande participação nos eventos da comunidade, em especial a Banda de Música que, desde a sua criação em meados do séc. XIX, nunca paralisou suas atividades. Atualmente a entidade é reconhecida pela qualidade de seu ensino musical, que é quase que totalmente realizado de forma voluntária pelos seus professores, o qual possibilitou e ainda possibilita a inserção de vários jovens no meio acadêmico e profissional da música.
A entidade depende de parcerias públicas ou privadas para conseguir manter o atendimento à comunidade, e por isso, muitas vezes, o trabalho voluntário é o recurso para manter o funcionamento dos grupos e a manutenção das aulas de música, principalmente quando não há a possibilidade de tais parcerias


Coro Infantojuvenil
O Coral Infantojuvenil foi criado em maio de 2011 com o intuito de abrir as portas da Santa Cecília para as crianças a partir dos 7 anos de idade, que até então não eram contempladas em atividades da Sociedade Musical. Hoje, com cerca de 50 crianças o Coro tem o objetivo, sim, de preparar e apresentar canções, mas sua meta principal é musicalizar, fazer refletir e preparar os pequenos cantores para em breve fazer parte dos outros grupos da Sociedade Musical Santa Cecília.
Foto: Zarley Starling

Coral Adulto Santa Cecília
No final no ano de 2007, o Coral Santa Cecília volta a cantar depois de mais de vinte anos, em apresentações de Natal, acompanhado do coral da UNI-BH e da Orquestra Santa Cecília. É o suficiente para elevar a moral e dar os primeiros passos. Atualmente, é o gurpo da Sociedade Musical Santa Cecília que possui a maior faixa etária. Seu repertório é diversificado, abrangendo desde a música barroca européia, música colonial brasileira e autores de música popular como Flávio Venturini e Gonzaguinha, entre outros. Presente desde o início da Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará, o Coral tem papel importante na história antiga e recente da Corporação, e promete ser voz ativa na história por muitos e muitos anos
Foto: Prefeitura de Sabará - Divulgação

Orquestra Santa Cecília
Reativada em maio de 2003, a Orquestra Santa Cecília de Sabará é atualmente um grupo formado por jovens e que tem resgatado uma grande parte do repertório executado no século XVIII e XIX nas cerimônias religiosas da cidade. Além de divulgar a produção artistico-musical do Colonial Mineiro, a Orquestra possui em seu repertório músicas populares de diversos estilos e gêneros, indo desde músicas representativas da MPB, à música Pop internacional e temas de filmes. Desde a sua reativação em 2003, a Orquestra vem atuando cada vez mais no cenário municipal e ganhando reconhecimento dentro do estado de Minas Gerais, por agradar a todas as idades e gostos musicais, mas sem esquecer suas origens.

Banda Santa Cecília
A Banda Santa Cecília é o grupo mais atuante da Sociedade Musical Santa Cecília, estando presente na maioria dos eventos culturais de Sabará e representando a mesma em diversas cidades do estado e fora dele, a partir da participação em encontros de bandas e demais eventos culturais. Por não ter interrompido suas atividades, a história da Banda Santa Cecília se confunde com a história da SMSC. Atualmente o grupo possui cerca de 45 músicos, e atua nos mais diversos eventos culturais, levando como principal marca a alegria de seu repertório de músicas populares, juntamente com a tradição dos gloriosos Dobrados e Marchas.
Foto: Geraldo Aparecido
Foto: Facebook - Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará